UFRJ 2016 (Próprio Orgão)

Período de inscrição

06/09/2016 a 03/10/2016

Provas

11/12/2016


Cargo: Comunicação Social - 1 Vaga

Editor de Publicações (Grupo 2, nível E)

Salário Base: R$ 3868,21

REQUISITOS:
Graduação completa em Comunicação Social ou em Letras ou em Jornalismo e registro no MTE.

CONHECIMENTOS BÁSICOS:
LÍNGUA PORTUGUESA:
Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual. Coesão e coerência. Figuras de linguagem. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Formação, classe e emprego de palavras. Pontuação. Concordância nominal e verbal. Colocação pronominal. Regência nominal e verbal. Equivalência e transformação de estruturas. Relações de sinonímia e antonímia.

LEGISLAÇÃO:
Lei Federal no 8.112/1990: Título I; Título II, Capítulo I: Seções I a V; Título III: Capítulo I; Título IV; Título VI: Capítulo I. Lei Federal no 12.527/2011 e Decreto Federal no 7.724/2012. Decreto no 1.171 de 1994. Lei Federal no 8.666/93. Lei Federal no 9.784/99. Decreto Federal no 6.944/2009. Constituição Federal: Título I; Título II, Capítulos I e II; Título III, Capítulo I e Capítulo VII: Seções I e II. Princípios Constitucionais Explícitos. Princípios Constitucionais Implícitos. Organização do Estado Brasileiro; Administração Direta e Administração Indireta.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Seleção e preparação de originais (ou “manuscritos”), revisão, normalização geral do texto (normas da ABNT), indexação, pesquisa documental, pesquisa iconográfica, edição crítica. Design gráfico (preparação de layouts): livros; periódicos, elementos fundamentais de projeto gráfico, definição de identidade visual, projeto gráfico de miolo, layout de capa, demanda desses serviços, análise, aprovação Ilustrações: demanda, análise, aprovação - Formatação: livros; periódicos: demanda, análise, aprovação - Conhecimentos básicos de editoração eletrônica - Serviços gráfico-industriais: orçamentos/aprovação, demanda desses serviços, acompanhamento, finalização, recebimento e estocagem (controle) de livros e revistas produzidos - Novas tiragens e reedições - Organização/administração editorial - Contratos de edição de obras científicas ou literárias: livros; revistas - Distribuição, comercialização e marketing editorial. Análise crítica do conteúdo do livro em seus vários estilos: didáticos, conto, ensaio, poesia...; Elementos de concepção gráfica: livro, jornal, revistas e periódicos; O processo de editoração: pré-impressão, impressão, acabamento; Os insumos na indústria gráfica: o preço do livro; O livro e o mercado editorial no Brasil: produção e circulação; Editoras comerciais e públicas: política editorial e conselho editorial; Teses e dissertações: padrões de publicação; O maquinário na indústria gráfica; A editoração de livros e periódicos e a tecnologia eletrônica; Direitos autorais e de publicação; História da informação - da oral à escrita: transmissão, registro, armazenagem e recuperação da informação; A evolução tecnológica da produção editorial; O desenvolvimento da tipografia; Conceitos e elementos de concepções gráficas: livro, jornal,revistas e periódicos; O livro e o mercado editorial no Brasil: produção e circulação; O processo de editoração: pré- impressão, impressão, acabamento. A produção gráfica e o discurso tipográfico; Estrutura e funcionamento de editoras universitárias e suas políticas de produção; Projeto gráfico editorial para publicação impressa e digital; Ética e responsabilidade na produção editorial.


Clique aqui para ver o Edital

Curso Radix

Av.Treze de Maio, 23 2º andar / Parte C CEP 20031-902 | ver mapa
© Copyright - 2017 | Todos os direitos reservados.