UFPA - Universidade Federal do Pará - PA 2016 (CEPS)

Período de inscrição

18/10/2016 a 17/11/2016

Provas

12/03/2017


Cargo: Jornalismo - 1 Vaga

Recolher, redigir, registrar através de imagens e de sons, interpretar e organizar informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos, fazer seleção, revisão e preparo definitivo das matérias jornalísticas a serem divulgadas em jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

REQUISITOS:
Curso superior em Jornalismo ou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e registro no
Conselho competente. Decreto-Lei nº 972, de 17 de outubro de 1969 dispõe sobre o exercício da profissão de Jornalista. Decreto nº 83.284, de 13 de março de 1979 dá nova regulamentação ao Decreto-Lei nº 972/69, em decorrência das alterações introduzidas pela Lei nº 6.612 de 07 de dezembro de 1978.

CONHECIMENTOS BÁSICOS:
LÍNGUA PORTUGUESA
1. Conteúdo do texto: compreensão e interpretação;
2. Recursos que estabelecem a coesão no texto;
3. Relações semântico-discursivas (causa, condição, concessão, conclusão, explicação, inclusão,
exclusão, oposição, etc.) entre ideias no texto e os recursos linguísticos usados em função dessas relações;
4. Níveis de linguagem (emprego adequado de itens lexicais, considerando os diferentes níveis de linguagem; sintaxe de regência nominal e verbal, de concordância nominal e verbal, de colocação pronominal, segundo a norma culta);
5. Linguagem denotativa e conotativa;
6. Fenômenos semânticos: sinonímia, homonímia, antonímia, ambiguidade;
7. Ordem das palavras nas orações: mudança de sentido ocasionada pela inversão; ordem das orações no enunciado: efeito de sentido (realce) ocasionado pela inversão;
8. Discurso direto e indireto;
9. Escrita do texto: ortografia, acentuação gráfica, assinalamento da crase, pontuação.

LEGISLAÇÃO
1. Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civil da União, das Autarquias e das Fundações
Públicas Federais (Lei 8.112/90 e suas alterações): Título II - Do Provimento, Vacância, Remoção,
Redistribuição e Substituição; Título III - Dos Direitos e Vantagens; Título IV - Do Regime
Disciplinar; Título V - Do Processo Administrativo Disciplinar.
2. Código da Ética Profissional do Servidor Público Civil Federal (Decreto 1.171 de 22/06/19
94);
3. Lei 11.091, de 12/01/2005;
4. Decreto 5.707, de 23/02/2006;
5. Decreto 5.825, de 29/06/2006;
6. Decreto 5.378/2005 (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
1. Responsabilidade social e Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (FENAJ);
2. Perspectivas teóricas do jornalismo;
3. Pauta, apuração, produção, redação e edição para televisão, rádio, jornal, revista, agências e plataformas digitais;
4. A estrutura da notícia e as características do texto jornalístico para televisão, rádio, jornal, revista, agências e plataformas digitais;
5. Preparação da entrevista e tipos de entrevista para televisão, rádio, jornal, revista, agências
e plataformas digitais;
6. A organização e o funcionamento da Redação em televisão, rádio, jornal, revista, agências e veículos digitais;
7. Características do rádio como meio de comunicação. Produção de notícias para rádio. O estúdio de rádio. Produção de programas ao vivo e gravados. Programa de debate, documentário e programa especial. Tipos de entrevista. Rádio Universitária;
8. O veículo televisão, a linguagem televisiva, a TV Digital. Técnicas de redação para TV. A organização e a elaboração de telejornal. Debates e programas especiais em televisão. Script. TV Universitária;
9. O jornalismo impresso e os elementos da notícia. Linguagem gráfica e técnicas de impressão. Tipografia, cor e legibilidade na comunicação impressa. Tipos de lead. Nota, notícia e reportagem no jornalismo impresso;
10. O desenvolvimento do jornalismo digital e suas características. Jornalismo e convergência. Jornalismo e mídias sociais;
11. Fotojornalismo e infografia em meios impressos e digitais;
12. O jornalismo e a comunicação pública;
13. Assessoria de imprensa: conceitos, características, finalidades, produtos e funções;
14. Assessoria de imprensa em organizações públicas e privadas.


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