FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA 2017 (Gestão Concurso)

Período de inscrição

16/01/2017 a 06/03/2017

Provas

23/04/2017


Cargo: Relações Públicas - 1 Vaga

I - participar da formulação, planejamento, coordenação, execução e acompanhamento de políticas, programas, projetos e ações públicas; II - desenvolver análises, estudos, cálculos e pesquisas, processar dados e informações, elaborar laudos, pareceres, minutas de contratos e convênios, individualmente ou em equipes multidisciplinares; III - desenvolver, sistematizar, aperfeiçoar e corrigir métodos e técnicas de trabalho em programas, projetos e serviços da Administração Municipal, individualmente ou em equipes multidisciplinares; IV - desempenhar funções de interação e mediação públicas, conforme especificado nas políticas da Administração Municipal, estimulando e favorecendo o exercício pleno da cidadania; V - redigir relatórios, textos, ofícios e correspondências técnico-administrativas, com observância das regras gramaticais e das normas e instruções de comunicação oficial; VI - realizar vistorias, perícias e avaliações de serviços técnico-administrativos correspondentes à sua habilitação, observada a respectiva regulamentação profissional, individualmente ou em equipes multidisciplinares; VII - prestar atendimento e esclarecimentos ao público interno e externo, pessoalmente ou por meio das ferramentas de comunicação que lhe forem disponibilizadas, mediante orientação da chefia imediata; VIII - analisar processos, realizar estudos e levantamentos de dados e conferir a exatidão da documentação, observando prazos, normas e procedimentos legais, individualmente ou em equipes multidisciplinares; IX - operar computadores, utilizando adequadamente os programas e sistemas informacionais postos à sua disposição, contribuindo para os processos de automação, alimentação de dados e agilização das rotinas de trabalho relativas à sua área de atuação; X - contribuir para o bom funcionamento da unidade em que estiver desempenhando as suas tarefas; XI - propor à chefia imediata providências para a consecução plena de suas atividades, inclusive indicando a necessidade de aquisição, substituição, reposição, manutenção e reparo de materiais e equipamentos.

Salário Base: R$ 4126,80

REQUISITOS:
Diploma de conclusão de curso de graduação em Comunicação Social - Relações Públicas, em nível de Relações Públicas bacharelado, fornecido por instituição reconhecida pelo MEC e registro no Conselho Regional Competente.

CONHECIMENTOS BÁSICOS:
LÍNGUA PORTUGUESA:
1. Leitura, compreensão e interpretação de textos. 2. Conhecimentos linguísticos gerais e específicos relativos à leitura e produção de textos. 3. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. 4. Estrutura fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica. 5. Ortografia. 6. Acentuação gráfica. 7. Classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego. 8. Teoria geral da frase e sua análise: orações, períodos e funções sintáticas. 9. Sintaxe de concordância: concordância nominal e verbal (casos gerais e particulares). 10. Crase. 11. Colocação de pronomes: próclise, mesóclise e ênclise. 12. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação.

REDAÇÃO OFICIAL:
Manual de Redação Oficial da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA:
1. Sistema Operacional Windows 7. 2. Microsoft Word 2010: Edição e formatação de textos. 3. Microsoft Excel 2010: Elaboração, cálculos e manipulação de tabelas e gráficos. 4. Internet Explorer 11 e Microsoft Outlook 2010: Navegação na Internet e Correio Eletrônico.

DIREITO CONSTITUCIONAL
1. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (com as alterações introduzidas pelas Emendas Constitucionais); Dos Princípios Fundamentais (arts. 1o a 4o); Dos Direitos e Garantias Fundamentais (arts. 5o ao 17); Da Organização do Estado; Da Organização político-administrativa da República Federativa do Brasil (arts. 18 e 19); Da Administração Pública (arts. 37 a 41); Da Organização dos Poderes; Do Poder Legislativo (arts. 44 a 47, 59); Do Poder Executivo (arts. 76 a 83); Do Poder Judiciário. Disposições gerais. (arts. 92 a 100);

DIREITO ADMINISTRATIVO:
1. Conceito, fontes e evolução. 2. Da administração Pública: conceito, princípios, finalidade, Administração Pública direta e indireta, entidades políticas e administrativas, órgãos e agentes públicos, poderes e deveres do administrador público. 3. Ato Administrativo: conceito, requisitos, atributos, classificação, espécies, motivação e invalidação. 4. Procedimento Administrativo. 5. Contrato administrativo: conceito, características, espécies, inexecução e extinção. 6. Licitação: conceito, finalidade, princípios, modalidades, dispensa e inexigibilidade, procedimento, anulação e revogação.

LEGISLAÇÃO MUNICIPAL PBH e LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA FMC
1. Lei Municipal no 7.169, de 30/08/1996, Estatuto dos Servidores Públicos do Quadro Geral de Pessoal do Município de Belo Horizonte vinculados à administração direta. 2. Lei Orgânica do Município - 1990: Título I; Título II; título III/Capítulo I, II, III, IV, V; Título IV/Capítulo I (Seção I, II, V), Capítulo II (Seção I, II, IV). 3. Organização Administrativa da PBH (órgãos, entidades e finalidades). (Lei no 9.011, de 1° de janeiro de 2005 e suas alterações e regulamentos). 4. Programas e Projetos da PBH (pbh.gov.br - Programas e Projetos). 5. Transparência e Acesso à Informação: Cartilha - Lei de Acesso à Informação (pbh.gov.br - Transparência e Acesso à Informação). 6. Código de Ética do Agente Público Municipal e da Alta Administração Municipal (Decreto Municipal no 14.635, 10/11/2011). 7. Estatuto da Fundação Municipal de Cultura (Decreto Municipal no 16.049 de 11 de agosto de 2015 e alterações posteriores). 8. Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei 6.498 de 29 de dezembro de 1993). 9. Lei No 10.901, de 11 de janeiro de 2016, que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura. 10. Lei No 10.854, de 16 de outubro de 2015 que institui o Plano Municipal de Cultura de Belo Horizonte para o período de 2015 a 2025.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
1. Legislação e ética em relações públicas. 2. Relações públicas: evolução, conceitos, técnicas, instrumentos, processos e funções. 3. Planejamento e pesquisa em relações públicas: identificação de públicos; o processo de planejamento de relações públicas; planos, programas e projetos; pesquisas em relações públicas. 4. Comunicação e relações públicas: comunicação integrada; comunicação de massa; comunicação dirigida, escrita, oral, auxiliar e aproximativa. 5. Cerimonial e protocolo: ordem geral de precedência; planejamento e organização de eventos. 6. Comunicação pública: planejamento de marketing e comunicação para governos; assessoria de imprensa. 7. Comunicação e estratégias de mobilização social.


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