CONSELHO REGIONAL DE BIOLOGIA 2017 (VUNESP)

Período de inscrição

09/02/2017 a 17/03/2017

Provas

30/04/2017


Cargo: Jornalismo - 1 Vaga

ANALISTA/JORNALISTA: 1. Elaborar releases e buscar formas de sua adequação para imprensa falada, escrita e televisada; 2. Confeccionar clipping de matérias veiculadas pela mídia, sobre profissão de Biólogo e outros de assuntos de interesse do CRBio-01; 3. Propor e implementar estratégias de comunicação com o objetivo de fortalecer a imagem institucional do CRBio-01 e do profissional junto à mídia e à sociedade; 4. Executar atividades de Assessoria de Imprensa, como agendamento de entrevistas, sugestões e avisos de pauta, contato com jornalistas, criação de mailing do Conselho; 5. Promover a divulgação de eventos relacionados ao CRBio-01 e à profissão; 6. Promover a cobertura de eventos e correlatos, incluindo entrevistas, produção de fotos, vídeos e atualizações; 7. Acompanhar, orientar e conferir a elaboração de peças publicitárias encomendadas a terceiros; 8. Participar de Reuniões da Diretoria e Plenário quando convocado; 9. Propor e atuar na reformulação e aperfeiçoamento do site do CRBio-01; 10. Gerenciar os conteúdos online, produzir notícias, bem como atualizá-las periodicamente com matérias relacionadas à atuação do Biólogo e ao Sistema CFBio/CRBios; 11. Utilizar redes sociais como ferramenta de mobilização; 12. Articular com as Assessorias de Comunicação do Sistema CFBio/CRBios; 13. Responder pela elaboração e acompanhamento da produção de todo material gráfico no âmbito do Conselho (folders, cartazes, livros, revistas, folhetos etc) 14. Produção de áudios visuais e apresentações relativas ao Conselho e a profissão de Biólogo.

Salário Base: R$ 6625,21

REQUISITOS:
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Comunicação social com habilitação em Jornalismo ou bacharelado em Jornalismo, fornecido por instituição de ensino superior, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Registro no respectivo órgão de classe ou similar, quando houver.

CONHECIMENTOS BÁSICOS:
LÍNGUA PORTUGUESA:
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

ATUALIDADES:
Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do 2o semestre de 2016, divulgados na mídia local e/ou nacional.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA:
MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010. MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Teoria da comunicação. A questão da imparcialidade e da objetividade. Ética. Papel social da comunicação. Comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias. Novas tecnologias e a globalização da informação. Massificação versus segmentação dos públicos. Interatividade na comunicação. História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil. Legislação em comunicação social: Código de Ética do Jornalista, Regulamentação da profissão de jornalista. Regulamentação versus desregulamentação: tendências nacionais e internacionais. Comunicação pública. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico. Propriedade cruzada dos meios de comunicação. Princípios gerais da pauta. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, release. Técnicas de redação jornalística: lead, sub-lead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição. Gerar produtos audiovisuais em especialidades criativas, como escrever originais ou roteiros para realização de projetos audiovisuais; adaptar originais de terceiros; redigir, produzir e executar a interpretação de materiais audiovisuais de conteúdo informativo, educativo, de orientação e mobilização social; planejar, orçar e produzir programas para serem gravados ou transmitidos; executar rotinas de criações audiovisuais, incluindo planejamento, seleção e edição de imagens e sons, redação e roteirização de produtos em diferentes suportes, gravações e montagens, entre outras atividades; conceber projetos de criação e produção audiovisual em formatos adequados a sua veiculação nos meios massivos, como rádio e televisão, em formatos de divulgação presencial, como vídeo e gravações sonoras, e em formatos típicos de inserção em sistemas eletrônicos em rede, como CD-ROM’s e outros produtos digitais; trabalhar em equipe com profissionais da área e interagir com áreas vizinhas à criação e divulgação audiovisual, como as novas mídias digitais; elaborar materiais de comunicação pertinentes a sua atividade com linguagem adequada aos diferentes meios e modalidades tecnológicas de comunicação, atentando para os diferentes níveis de proficiência dos públicos a que se destinam, entre outras atribuições inerentes à profissão.


Clique aqui para ver o Edital

Curso Radix

Av.Treze de Maio, 23 Sala 328. Rio de Janeiro RJ CEP 20031-902 | ver mapa
© Copyright - 2017 | Todos os direitos reservados.