Marinha do Brasil 2018 (Próprio Orgão)

Período de inscrição

26/04/2017 a 29/05/2017

Provas

23/07/2017


Cargo: Comunicação Social - 2 Vagas

Quadro Técnico (T) do Corpo Auxiliar da Marinha

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO - Conceitos, objetivos, modelos, métodos e meios; Comunicação de massa; Efeitos e meios da comunicação de massa; Componentes fundamentais da comunicação de massa; e Comunicação Pública.

JORNALISMO - Conceitos, teorias, críticas e tendências; Linguagem jornalística multimeios: jornalismo impresso; fotojornalismo; telejornalismo; radiojornalismo; jornalismo digital e online; Características dos meios jornalísticos; Características do texto jornalístico; Redação e Edição; Entrevista: tipos e classificação das entrevistas; Reportagem: conceitos, características, modelos, aberturas e formas de narrativas, pauta e fontes; Notícia: características, critérios, classificação, elementos, tipos de leads (lide) e técnicas; Comunicação empresarial; Agências de informação; e Ética.

PUBLICIDADE, PROPAGANDA e MARKETING - Conceitos e técnicas; Pesquisa e planejamento de campanha publicitária; Briefing; Agência; Anunciante; Criação publicitária; Mídia; Características básicas dos principais veículos de comunicação publicitária; Propaganda governamental; Marketing: conceitos e processos de Marketing; Desenvolvimento de oportunidades e estratégias de marketing; Desenvolvimento do Mix de Marketing; Produção gráfica: Conceitos; Editoração, fechamento de arquivos e pré-impressão; Processos de impressão; Acabamento; e Tipologia.

RELAÇÕES PÚBLICAS - Conceitos, processos, objetivos, pesquisa, auditoria, mercado e produtos; Teorias, estratégias de Relações Públicas; A comunicação nas organizações: conceitos e técnicas; Estratégias de comunicação nas organizações: planejamento, plano, gestão e mensuração; Relações Públicas nas organizações; Comunicação organizacional integrada; Planos, projetos e programas de Relações Públicas; Comunicação digital; Comunicação corporativa e reputação; Comunicação organizacional e política; Comunicação e opinião pública; Gestão de crises; Assessoria e Consultoria de Imprensa; Públicos; Comunicação na administração pública; Nome, marca, identidade e imagem; Mídias sociais; e Estratégias de comunicação nas mídias sociais.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:
BANN, David. Novo Manual de Produção Gráfica. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo de. Manual de Jornalismo para Rádio, TV e Novas mídias. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2013.
BARBOSA, Gustavo Guimarães; RABAÇA, Carlos Alberto. Dicionário de Comunicação. 10. ed. revista e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier e Campus, 2002.
BUENO, Wilson da Costa (Org.). Estratégias de Comunicação nas Mídias Sociais. Barueri, SP: Manole, 2015.
CESAR, Newton. Direção de Arte em Propaganda. 10.ed. Brasília: Editora Senac-DF, 2013.
DUARTE, Jorge (Org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia: teoria e técnica. 4.ed. revista e ampliada. São Paulo: Atlas, 2011. ______. Comunicação Pública: Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Público. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2012.
FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. 4.ed. 2a reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014.
FORNI, João José. Gestão de Crises e Comunicação: o que gestores e profissionais de comunicação precisam saber para enfrentar crises corporativas. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2013.
FRANÇA, Fábio. Públicos: como identificá-los em nova visão estratégica. 3.ed. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2012.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 15.ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Comunicação organizacional estratégica. Aportes conceituais e aplicados. São Paulo: Summus, 2016.
______. Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. 2.ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2009.
LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. 11.ed. Rio de Janeiro: Record, 2014.
MARSHALL, McLuhan. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2007.
MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria da Comunicação: ideias, conceitos e métodos. 5.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
NETO, Manoel Marcondes Machado. 4 Rs das Relações Públicas Plenas – Proposta conceitual e prática para a transparência nos negócios. 2.ed. Rio de Janeiro: Ciência moderna Ltda, 2015.
OLIVEIRA, Hugo Paulo Gandolfi de (Org.). Redação jornalística multimeios: técnicas para jornalismo impresso, jornalismo online, radiojornalismo, telejornalismo e fotojornalismo. Chapecó, SC: Argos, 2012.
PENA, Felipe. Teoria do Jornalismo. 3.ed. 1a reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013.
RAMALHO, José Antônio. Mídias Sociais na Prática. São Paulo: Elsevier e Campus, 2010.
SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 4.ed. revista e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier e Campus, 2013.
SANT?ANNA, Armando; ROCHA JÚNIOR, Ismael; GARCIA, Luiz Fernando Dabul. Propaganda: teoria, técnica e prática. 9.ed. revista. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
SILVA NETO, Belmiro Ribeiro da. Comunicação Corporativa e Reputação: construção e defesa da imagem favorável. São Paulo: Saraiva, 2010.
TORQUATO, Gaudêncio. Comunicação nas Organizações: empresas privadas, instituições e setor público. São Paulo: Summus, 2015.
______. Tratado de Comunicação Organizacional e Política. 2.ed. revista e ampliada. São Paulo:
Cengage Learning, 2010.


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