INB 2018 (FUNDEP )

Período de inscrição

15/01/2018 a 08/02/2018

Provas

04/03/2018


Cargo: Comunicação Social

Desenvolver atividades de elaboração de comunicação interna e externa, executando rotinas de assessoria de imprensa, relações públicas, jornalismo, publicidade e propaganda e suporte para realização de eventos, com o objetivo de assegurar a boa imagem da empresa e o atendimento às demandas. Desempenhar tarefas correlatas.

Salário Base: R$ 4513,00

REQUISITOS:
Graduação de Nível superior, bacharelado, em Comunicação Social, reconhecido pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.

CONHECIMENTOS BÁSICOS:
LÍNGUA PORTUGUESA:
Compreensão e interpretação de textos. Gêneros e tipos de texto. Articulação textual: operadores sequenciais, expressões referenciais. Coesão e coerência textual. Identificação, definição, classificação, flexão e emprego das classes de palavras; formação de palavras. Verbos: flexão, conjugação, vozes, correlação entre tempos e modos verbais. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Colocação pronominal. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Acentuação gráfica. Ortografia. Pontuação. Variação linguística.

REFERÊNCIAS

• CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 6a ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2013.
• KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto.
• NEVES, Maria Helena de Moura. Guia de uso do português: confrontando regras e usos. 2 ed. São Paulo: Unesp, 2012.
• SACCONI, Luiz Antonio. Nossa Gramática Completa. 31a ed. São Paulo: Nova Geração, 2011.

CONHECIMENTOS DE NORMAS:
Interpretação e aplicação das normas de gestão da qualidade da série ISO 9000, incluindo: 9000, 9001, 9004, 10013, 10015 e 19011. Interpretação e aplicação das normas de gestão ambiental da série ISO 14000, incluindo: 14001 e 14004. Interpretação e aplicação da norma de gestão da saúde e da segurança ocupacional OHSAS 18001.

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT ISO 10015: 2001: Gestão da qualidade – diretrizes para treinamento. Rio de Janeiro: ABNT, 2001.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT ISO/TR 10013:2002 Versão Corrigida:2003: diretrizes para a documentação de sistema de gestão da qualidade. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 14004:2005 Versão corrigida 2:2007: sistemas de gestão ambiental – diretrizes gerais sobre princípios, sistemas e técnicas de apoio. 2a ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2007.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 9004:2010 Versão Corrigida:2010: gestão para o sucesso sustentado de uma organização – uma abordagem da gestão da qualidade. Rio de Janeiro: ABNT, 2010.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 19011:2012: diretrizes para auditoria de sistemas de gestão. 2a ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2012.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 9000:2015: sistemas de gestão da qualidade – fundamentos e vocabulário. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 9001:2015: sistemas de gestão da qualidade – requisitos. 3a ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 14001:2015: sistemas de gestão ambiental – requisitos com orientações para uso. 3a ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. BS OHSAS 18001:2007: sistema de gestão da saúde e segurança ocupacional – requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2017.
CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro; GEROLAMO, Mateus Cecílio. Gestão da qualidade ISO 9001:2015: requisitos e integração com a ISO 14001:2015. 1a ed. São Paulo: Atlas, 2016.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
A comunicação como agente de transformação social: a questão da imparcialidade e da objetividade. A responsabilidade da notícia. Comunicação empresarial e assessoria de imprensa. Jornalismo digital na internet, convergência de mídias, conhecimento em rede e cultura participativa. Conteúdo no meio digital e suas estratégias. Propagação de mídias. Planejamento editorial. Ética e moral. Gestão na comunicação. Relações públicas: o relacionamento com a mídia. Publicações nas redes sociais e engajamento de audiência. Comunicação interna e externa. Audiência e público-alvo. Notícia, reportagem e informação jornalística. Entrevista em jornalismo.

REFERÊNCIAS
• COSTA, Caio Túlio. Ética, jornalismo e nova mídia: uma moral provisória. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
• DUARTE, Jorge (Org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2a ed. São Paulo: Atlas, 2003.
• JENKINS, Henry et al. Cultura da Conexão – Criando Valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014. 84
• JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
• JÚNIOR, Ismael Rocha; GARCIA Luiz Fernando Dabul. Propaganda – Teoria, Técnica e Prática. 9a ed. Sant ?Anna: Cengage Learning, 2016.
• LAJE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. 2a ed. Rio de Janeiro, Record, 2002.
• QUADROS, Claudia; CAETANO, Kati; LARANGEIRA, Álvaro. (Org.) Jornalismo e convergência: ensino e práticas profissionais. CORRÊA, Elizabeth Saad. Estratégias de conteúdo para meios digitais. Covilhã:, LabCom Books, 2011. Disponível em: <http://www.labcom-ifp.ubi.pt/ficheiros/20110315-claudia_quadros_jornalismo_e_ convergencia.pdf>. Acesso em: 27 nov. 2017.
• REGO, Francisco Gaudênio Torquato do. Jornalismo Empresarial: teoria e prática. 2a ed. São Paulo: Summus, 1987.


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