CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS 2018 (INCP)

Período de inscrição

07/03/2018 a 28/03/2018

Provas

22/04/2018


Cargo: Jornalismo - 3 Vagas

301 - Jornalista: informar ao público; elaborar notícias para divulgação; processar a informação, priorizando a atualidade da notícia; divulgar notícias com objetividade e honrar o compromisso ético com o interesse público, respeitando a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas; adequar a linguagem ao veículo de comunicação utilizado; iniciar o processo de informação; fazer reunião da pauta, bem como elaborar, distribuir e executar pauta; orientar a produção e assegurar o direito de resposta. Coletar informação, definir, buscar e entrevistar fontes de informação; selecionar dados; confrontar dados, fatos e versões; apurar e pesquisar informações. redigir textos jornalísticos; fotografar, gravar imagens e entrevistas jornalísticas; ilustrar matérias jornalísticas e revisar os registros da informação; editar informação respeitando a integridade daquilo que foi informado; questionar, interpretar e hierarquizar a informação; contextualizar fatos, organizar matérias jornalísticas e planejar a distribuição das informações no veículo de comunicação; formatar a matéria jornalística; abastecer e acessar banco de dados, imagens e sons; utilizar recursos de informática para a pesquisa e divulgação dos conteúdos jornalísticos do poder legislativo de Angra dos Reis/RJ; executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional que sejam atribuídas pelo presidente da Câmara municipal de Angra dos Reis.

Salário Base: R$ 3745,85

REQUISITOS:
Ensino Superior em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo

CONHECIMENTOS BÁSICOS:
PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA:
A Comunicação: linguagem, texto e discurso; o texto, contexto e a construção dos sentidos; Coesão e coerência textuais; Intertextualidade e polifonia; A Língua: norma culta e variedades linguísticas; dialetos e registros, gíria; Língua padrão: ortografia, acentuação e pontuação; Semântica: denotação e conotação; figuras de linguagem; sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia; polissemia e ambiguidade; Morfologia: estrutura e processos de formação de palavras; classes de palavras: flexões, emprego e valores semânticos, com ênfase em verbos, pronomes, conjunções e preposições; Sintaxe: Termos e Orações coordenadas e subordinadas; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; crase; sintaxe de colocação.

LEGISLAÇÃO: Conhecimentos básicos de: Constituição Federal (artigos 1 o ao 5o e 37 a 41), Lei Orgânica do Município Atualizada, Regimento Interno (Resolução no 021/1992) e Estatuto do Servidor (Lei no 412/1995). As Leis Municipais estarão disponíveis no link www.angradosreis.rj.leg.br.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Teoria da comunicação. Teoria do Jornalismo. A questão da imparcialidade e da objetividade. Ética. Papel social da comunicação. Comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias. Novas tecnologias e a globalização da informação. Massificação versus segmentação dos públicos. Interatividade na comunicação. História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil. Legislação em comunicação social: Código de Ética do Jornalista, Regulamentação da profissão de jornalista. Regulamentação versus desregulamentação: tendências nacionais e internacionais. Comunicação pública. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico. Propriedade cruzada dos meios de comunicação. Princípios gerais da pauta. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, release. Técnicas de redação jornalística: lead, sub-lead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição. Produtos audiovisuais: elaboração de originais e roteiros. Técnicas de adaptação de originais de terceiros. Técnicas de redação, produção e execução de produtos audiovisuais de conteúdo informativo, educativo e de mobilização social. Noções sobre cores na comunicação impressa e digital. Princípios de planejamento, orçamento, produção e gravação de programas audiovisuais. Noções de arquitetura da informação na comunicação digital. Diagramação. Técnicas e elementos para captação, edição e emissão de imagens e sons. Técnicas de adaptação de roteiros para veiculação em diferentes suportes. Infografia. Técnicas de planejamento, criação e direção de programas para rádio e televisão. Técnicas de planejamento, criação e direção de produtos para comunicação digital como CD, DVD e mídias digitais. Linguagem das mídias digitais. A linguagem adaptada aos diferentes públicos. Fotojornalismo.


Clique aqui para ver o Edital

Curso Radix

Av.Treze de Maio, 23 Sala 328. Rio de Janeiro RJ CEP 20031-902 | ver mapa
© Copyright - 2019 | Todos os direitos reservados.