Módulos do Preparatório de Mestrado

Teorias da Comunicação

Módulo elaborado com 22 encontros, composto por aulas expositivas e avaliações com comentários dos professores enfocando autores-chave e conceitos-referência, baseados nas principais bibliografias solicitadas nos últimos cinco anos para realização da prova escrita dos programas de mestrado em Comunicação pelas 4 (quatro) Universidades do PPGCom do Rio de Janeiro.

    Linha 1: Comunicação, Cultura de Massa e Mediações Socioculturais.

    Linha 2: Comunicação e Tecnologias.

Exemplo de autores estudados no último Preparatório e que facilitaram as articulações teóricas dos candidatos: MICHEL FOUCAULT; DELEUZE; JESÚS MARTÍN BARBERO; STUART HALL; PIERRE BOURDIEU; RENATO ORTIZ; EDGAR MORIN; MARILENA CHAUÍ; ZYGMUNT BAUMAN; GUY DEBORD; MUNIZ SODRÉ; MATTELART; DOUGLAS KELLNER; THEODOR ADORNO; WALTER BENJAMIN, entre outros.

 

Metodológico

Módulo elaborado em 12 encontros compostos por aulas expositivas e avaliação com comentário dos professores com domínio metodológico, além de aulas de redação com dicas para otimizar a argumentação científica.

 

Como preparar seu Lattes

Curso com 2 encontros: o primeiro é uma aula expositiva ensinando desde como fazer a inscrição até a formulação do Lattes. No segundo encontro, você traz seu lattes impresso e nós verificamos se está correto, o que está faltando, o que pode melhorar para otimizar sua pontuação na hora da sua matrícula e numa possibilidade de desempate.

 

Específico por Linha

NOVA ESTRUTURA DO ESPECÍFICO POR LINHA

Objetivo:

Atender às provas escritas dos processos seletivos que fazem interface com o campo da Comunicação Social, o Curso Radix elaborou uma nova formatação para o Módulo Específico Por Linha. Em função da reconfiguração dos cursos já existentes e da abertura de novos cursos que compõem o PPGCom-Rio, trabalharemos com 2 Linhas de pesquisa estruturantes e 2 Complementares para as seguintes Universidades: UFRJ;UFF;UERJ;PUC e Fiocruz.

Em linhas gerais as linhas Pesquisa são: Mediaçõs Socioculturais, Tecnologia e Estética, Consumo e Saúde (detalharemos mais abaixo).

Como funciona:

NOVA ESTRUTURA DO ESPECÍFICO POR LINHA

I - Trabalharemos este ano com 2 módulos estruturantes (são a base para UFRJ, UFF, UERJ, PUC e Fiocruz):

  1. Comunicação e Mediações Socioculturais.
  2. Comunicação, Estética e Tecnologias

Obs.: você deve se inscrever APENAS em UM MÓDULO estruturante.

II – 2 módulos complementares (complementam os módulos acima e se direcionam para a PUC, para a UFF - Antropologia do Consumo e Territorialidades, para a UFRJ - Eicos: Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social):

  1. Comunicação e Consumo.
  2. Comunicação e Saúde. (Fiocruz).

Obs.: os módulos são complementares aos módulos estruturantes. O aluno pode cursar apenas um deles ou os dois dependendo de seu interesse e adequação dos seu projeto.

NOSSA DICA: cursar um módulo da Linha 1 ou Linha 2 e, caso haja necessidade, mais adiante,  cursar o(s) módulo(s) complementares. A orientação para que o aluno se matricule no módulo certo é feita pessoalmente no curso  a partir da análise de caso-a-caso.

Estrutura do Módulo:

Módulo elaborado de 10 a 14 encontros de aulas expositivas com alto grau de aprofundamento teórico-metodológico referente à Linha de Pesquisa Específica + 1 simulado + 1 aula de redação para prova.


Linha 1: Comunicação,  Mediações Socioculturais e Cidade.

Linha 2: Comunicação e Tecnologias e Estética.

Linha 3: Comunicação, Cultura de Massa e Consumo (texto em construção).

Atenderá aos seguintes Programas: UFF : PPCult e Antropologia do Consumo; PUC; UFRJ: Eicos.

Linha 4: Comunicação, Informação e Saúde (texto em construção).

Atenderá ao Programa de Comunicação e Informação da Fiocruz.

Curso Radix

Av.Treze de Maio, 23 Sala 328. Rio de Janeiro RJ CEP 20031-902 | ver mapa
© Copyright - 2017 | Todos os direitos reservados.